FPV drone, ou drone com visualização em primeira pessoa, significa que você pode ver o que seu drone vê em tempo real.

Então, em vez de tentar controlar o seu drone ao alcance da vista, você pode fazê-lo usando um monitor portátil. Neste artigo, nós mostraremos tudo que você precisa saber sobre o vôo de FPV drone.

O vôo com FPV drone permite que você voe mais e mais rápido sem se confundir com a orientação do seu quadcopter.
Ao voar a partir do solo, é muito fácil perder o controle de seu drone no meio do vôo. Isto é especialmente verdadeiro nas corridas de drones, onde o FPV é praticamente obrigatório.

FPV zangão: primeira pessoa display-guia prático

FPV zangão: primeira pessoa display-guia prático

Voando através de FPV, a direita e esquerda nunca reverter. Como resultado, você terá muito mais controle sobre o seu drone. Eu também gosto do fato de que o vôo FPV é muito mais envolvente do que apenas olhando para o seu drone de longe.
Ele vai lhe dar uma experiência de vôo inesquecível que vai fazer você querer mais.

Configuração básica de um drone FPV

Quando você toma a rota FPV, você tem duas opções: você pode comprar um drone FVP que vem com built-in tecnologia FPV (como dji Phantom 4 ou Hub X4 H107D), ou você pode modificar um para esse fim.

Para o bem deste artigo, vamos supor que você está tomando a abordagem DIY e você está armando seu próprio drone FVP.

Configuração básica do zangão FPV:

• Transmissor de vídeo: transmite a imagem para o solo.
• Receptor de vídeo: recebe a imagem do céu.
• Câmera: captura a imagem que está sendo transmitida.
• Display: exibe a imagem transmitida.

Se você comprar um drone FVP ou construir um mesmo, as configurações serão sempre os mesmos. Vamos falar sobre cada um deles individualmente.

Transmissor de vídeo

Em geral, você terá quatro bandas de freqüência para escolher: 900MHz, 1,3 GHz, 2,4 GHz e 5,8 GHz. De longe o mais comum é a freqüência de 2,4 GHz. Isso é porque é o permitido pela maioria dos países sem você ter que obter uma licença. A frequência de 900 MHz, por exemplo, é proibida na Suécia porque interfere com o tráfego aéreo. Antes de escolher uma freqüência, certifique-se que você pode usá-lo!

Receptor de vídeo

Isto não é muito complicado. Quando você compra o seu transmissor, basta comprar um receptor correspondente. Não há muito mais a ser dito sobre isso.

Câmera

Quando você compra uma câmera FPV, escolha uma que é leve e pequena. Se ele é muito grande e volumoso, então ele vai pesar o seu quadcopter e rapidamente esgotar a bateria (ou não pode decolar em tudo devido a ser muito pesado). Você também quer se concentrar na qualidade da imagem. Se a imagem é muito difusa, ele pode fazê-lo cair, o que obviamente não é uma coisa boa.

Monitor

Você terá duas opções quando se trata da tela:
• FPV Google
• Tela FPV

Os dois estão bem, mas recomendo os óculos. Porque? Porque é muito mais divertido! Quando você tem óculos de proteção em vez de uma tela, você não terá que se preocupar com o brilho (se você voar durante o dia).

Além, os vidros dar-lhe-ão muito mais imersão e permitem que você voe melhor. Ter vidros FPV é simplesmente muito mais conveniente.

E agora para explodir o seu drone FPV

Depois de ter instalado a sua configuração básica FPV, você vai querer experimentar com diferentes maneiras de voar mais longe. Afinal, qual é a graça de voar FPV se você não pode ir mais de 100 metros de distância, certo?

A melhoria mais importante para voar mais longe é a antena. Um bom upgrade da antena irá melhorar o seu alcance em uma grande quantidade, e só custa cerca de $10 ou $20.

Para dar-lhe uma perspectiva pouco, mudando sua antena pode literalmente dobrar seu intervalo sem usar qualquer poder adicional.

Seguindo a lei com um drone FPV

É contra a lei voar o seu drone tão longe que você não pode mais vê-lo. Assim, mesmo se você tem um drone FVP capaz de viajar até um quilômetro de distância, você deve cumprir com a lei e voar para onde você ainda pode vê-lo sem a tela.

Algumas áreas são mais rigorosas quando impõem esta lei do que outras. A última coisa que você quer é que você Confisque o seu drone (ou, pior, ir para a cadeia), porque você não seguiu as regras.

Voe com um observador

Não importa o quão bom é o seu FPV, você não será capaz de ver tudo. Essencialmente, você será limitado somente ao que a câmera do seu zangão pode ver, que em alguns casos não será suficiente.

Por ter um observador (alguém que vai olhar para o seu drone durante o vôo através FPV), você vai reduzir o risco de uma colisão. Eles podem dizer-lhe quando você está se aproximando de uma árvore ou uma linha de energia, o que lhe poupará um colapso caro. Além disso, é muito mais divertido ter alguém voando com você do que sozinho.

A prática faz o monge

Se você nunca voou um zangão FPV antes, poderia ser um pouco complicado no início. Isso é porque sua percepção de profundidade estará desligada. Olhando para o mundo através de uma lente faz os objetos olhar mais de perto/mais do que eles realmente são.

Então, essa árvore que está apenas a alguns metros de distância pode ser de 10 metros de distância, fazendo com que ele fique muito perto e bater. A única maneira de evitar este problema é a prática tão frequentemente quanto possível.

Se você está planejando participar de corridas de drones, é algo que você tem que fazer. Se você é um novato e nunca voou em um quadcopter, olhar para este artigo e aprender a voar um zangão.
Preste atenção ao seu entorno

Ao voar através FPV, preste sempre atenção a seus arredors. Caso contrário, você pode acabar caindo onde você menos imagina.

Além disso, tente não voar sobre uma área onde será difícil encontrar o seu drone se ele trava. Os exemplos incluem grandes corpos de água e áreas cheias de árvores.

Conclusão

Voar em um drone FPV pode ser muito divertido, mas você tem que ser responsável. Conheça seus limites e sempre permaneça dentro da lei.

Este guia só fornece uma descrição geral de como configurar um drone FPV. Eu recomendo ler mais sobre o tema ou assistir a alguns vídeos no YouTube para obter um tutorial preciso. Boa sorte e Voe com segurança!